quarta-feira, 23 de maio de 2012

FORMAÇÃO PDE INTERATIVO









O Comitê de Análise e Aprovação do PDE ESCOLA da Secretaria Municipal de Educação-SEME ,juntamente com as técnicas da SEE realizaram formação para os gestores,coordenadores do PDE ESCOLA das escolas municipal com o objetivo  de conhecer o novo formato de elaboração do PDE.O SIMEC desenvolveu um sistema on line,onde todas as escolas da rede de ensino  estarão elaborando o PDE por meio do módulo PDE INTERATIVO.
A qualidade da educação depende da gestão do projeto político-pedagógico da escola, que deve ser construído e implementado com base no conhecimento da realidade escolar em todas as suas dimensões e na participação ativa da comunidade/escola, tanto na fase do planejamento quanto na execução.
Pensando nisso, a Secretaria de Educação de Tarauacá adotou o PDE Interativo (Plano de Desenvolvimento da Escola) do Ministério da Educação para todas as escolas da rede municipais. Trata-se de um instrumento de planejamento escolar participativo, que vai orientar a definição de ações para o alcance dos principais objetivos da escola, no intuito de melhorar os resultados educacionais. Para fazer parte do programa, as escolas, através dos diretores e professores, têm até o dia 30 de abril de 2012 para a elaboração do seu plano.
A partir deste ano, o PDE Interativo também será usado pelas escolas públicas para a elaboração do Plano de Formação Continuada dos Profissionais da Educação Básica. Ou seja, as unidades que não preencherem o formulário ficarão excluídas das políticas de formação.
Depois da elaboração do plano pela escola e da validação pela secretaria, cabe ao Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente de cada estado elaborar um plano estratégico de formação e, por fim, compete ao Comitê Gestor Nacional a aprovação deste plano.
Dividido em etapas, o PDE Interativo vai ajudar a equipe escolar a identificar seus principais problemas e a definir ações para alcançar os seus objetivos. Também vai apontar um diagnóstico de cada escola, ajudando a nortear as políticas educacionais.

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