sexta-feira, 21 de março de 2014

Gestores educacionais devem prestar contas a partir de 1º de março


Escrito por  Assessoria de Comunicação Social do FNDE

Gestores de municípios, estados e do Distrito Federal podem enviar ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a partir de 1º de março, as prestações de contas de 2013 do  Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Os dados referentes aos recursos recebidos no ano passado devem ser encaminhados por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC/Contas Online), disponível no portal eletrônico do FNDE (www.fnde.gov.br).
O prazo para o envio das prestações de contas vai até 30 de abril. Quem não cumprir esse prazo pode ter os recursos dos programas suspensos até regularizar a situação.
No caso dos programas de alimentação e transporte escolar, as contas dos entes federativos serão analisadas inicialmente por conselheiros de controle social. Os conselhos têm até o dia 14 de junho para registrarem seus pareceres, aprovando ou não as contas, no Sistema de Gestão de Conselhos (Sigecon) do FNDE. Já as contas do PDDE são analisadas diretamente por técnicos da autarquia.

INSCRIÇÕES PARA A OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA SE ENCERRAM NESTA SEXTA-FEIRA



Criada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) para estimular a o estudo da matemática e revelar talentos na área, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2014 finaliza seu período de inscrições na próxima sexta-feira, dia 21 de março.
Ano passado, cerca de 19 milhões de alunos de mais de 90% dos municípios brasileiros participaram da competição, sendo que a Olimpíada divide os participantes em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade:
- Nível 1 – alunos matriculados em 2014 no 6º ou 7º ano do ensino fundamental;
- Nível 2 – alunos matriculados em 2014 no 8º ou 3º ano do ensino fundamental;
- Nível 3 – alunos matriculados em 2014 em qualquer ano do ensino médio.
A competição comemora dez anos de atividade em todo o Brasil, e durante este tempo já possibilitou que 30 mil alunos de todo o país tivessem a oportunidade de estudar Matemática por um ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O Acre foi consagrado na OBMEP em 2012 por meio da estudante Bruna Larissa Carvalho de Sousa, de apenas 12 anos de idade, da Escola Antonia Fernandes de Moura, de Santa Rosa do Purus. Além do prestígio, a aluna ganhou uma bolsa de iniciação científica no período de um ano, estágio com duração de 10 meses com material e professores preparados pela Olimpíada.
Para acessar o regulamento, o cronograma e a inscrição da OBMEP, os interessados devem acessar o endereço eletrônico www.obmep.org.br
Fonte: Agencia

quinta-feira, 20 de março de 2014

MEC abre inscrição para o Programa Atleta na Escola 2014

Destaques
Imagem Teste
  • bullet As escolas, sejam públicas ou privadas, já podem aderir ao programa aqui.
  • bullet A sua escola poderá aderir ao programa assim que fizer o login no PDE Interativo. Caso você não tenha acesso ao sistema, contate sua secretaria de educação através dos telefones disponíveis aqui.
  • bullet Para mais informações acerca do acesso ao sistema, consultar o manual PDE Interativo disponível aqui.

  • Está aberta a partir de hoje (24) a adesão de escolas ao Programa Atleta na Escola.  A adesão pode ser feita até 30 de abril, no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), informando as modalidades esportivas que serão desenvolvidas e o número de estudantes. Podem participar unidades públicas e privadas da educação básica, com estudantes de 12 a 17 anos, independente da série que cursam.
    Pelo programa, cada escola participante receberá uma verba fixa de R$ 1 mil e mais R$ 3 por aluno inscrito.  Para a escola participar, o estado e município onde está localizada devem também aderir ao programa.  A adesão das secretarias estaduais e municipais de Educação está aberta desde janeiro e os dados devem ser inseridos por elas no Plano de Ações Articuladas (PAR).
    De acordo com o Ministério da Educação (MEC), neste ano, o Atleta na Escola acrescenta três novas modalidades: arremesso de peso, judô e voleibol, além das atividades que participaram do programa em 2013 – corrida de velocidade, com provas de 75 metros e de 100 metros; corrida de resistência, de mil metros e de 3 mil metros; e provas de salto em distância.
    Em 2014, o Atleta na Escola também contempla o esporte paralímpico com as modalidades atletismo, bocha, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de roda, voleibol sentado, futebol de 5 (DV) e futebol de 7 (PC), definidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.
    O Atleta na Escola foi lançado em maio de 2013 e teve a adesão, no ano passado, das secretarias de Educação dos 26 estados e do Distrito Federal, de 4.554 municípios e de 22,9 mil escolas. O MEC estima que 2 milhões de estudantes da educação básica participaram da fase escolar. Dados do censo escolar de 2013 mostram que o país tem 194.577 escolas, entre públicas e privadas, das quais 147.307 unidades registraram estudantes na faixa de 12 a 17 anos de idade.

Confraternização do dia Internacional das Mulheres na Escola Valdina Torquato do Nascimento.